domingo, 22 de novembro de 2015

Beija-flor, colibri ou cuitelinho

Olá, pessoal.

Na última sexta-feira, dia 20, recebi a visitinha mais linda dentre as espécies que frequentam o meu jardim. Eu o achei na cozinha...quando dei por mim, ele estava aflito se debatendo de encontro ao vitrô _ que, por sinal, estava aberto_ sem achar a saída. Isso é comum por aqui, já se repetiu uma dezena de vezes. Eles são atraidos pelas flores de dentro de casa e, depois, não conseguem sair. A gente peleja pra conduzi-los de volta. Detalhe, temos quatro gatos. Ufa!!!
Desta feita, eu apanhei a escada, fui conversando com ele e pedi que pegassem meu celular porque eu queria registrar o momento.
Eles ficam exaustos de tanto tentar achar uma saída e pousam pra se recuperar. Nesse momento é fácil pegá-los. Meu amigo, micro e belíssimo, nem se debateu. Ficou quietinho na mão curtindo o resgate...rsrs
Tenho vídeos  em outra postagem que mostram eles bebendo água no bebedouro na mao da gente, bem atrevidinhos. São os únicos que se arriscam tanto, as Saíras e os amarelinhos não confiam não.
Em casa, costumam vir os verdinhos e uns preto e brancos.
"Colibris se alimentam basicamente de néctar. Em estudos controlados, um Hylocharis de 3 g , em viveiro, sugou 16 horas por dia 22 g de água açucarada, contendo 2,2 g de açúcar,  isto é,  73% do seu peso. Além disso, capturou 677 drosófilas, equivalente a 27 % do seu peso. O consumo diário de alimento resultou em 25 g, portanto totalizando mais de 8 vezes a massa de seu corpo. Um Calypte ingere cerca de 180 refeições por dia. Isso tudo porque a taxa metabólica deles é alta (58 quilocalorias por quilograma-hora, cerca de trinta vezes a de um homem), daí o alto consumo de alimentos, num intervalo de 4 minutos entre as refeições"...guloooososss!!! 
Por isso que a música do folclore matogrossense diz " e o cuitelinho não gosta que o botão de rosa caia..." afinal, não se pode desperdiçar comida...rsrs



E o nosso amiguinho voou...foi contar pros companheiros a aventura que viveu...rsrs

Fonte das informações técnicas : REIS, José.  Como o beija-flor maximiza o ganho de energia. Folha de São Paulo. Seção Ciência, 9 set. 2001.

Obrigada pela visita.
Ótima semana a todos.
Sempre com Deus... 
Bjsssss

3 comentários:

  1. Eles são uma fofura , ainda não tive este privilégio de pegar um.
    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles são mesmo muito agitados e bonitinhos. Aos poucos, fui perdendo o medo de chegar perto deles. Antes, tinha receio de por a mão e fragilizá-los, mas, depois, foi sendo necessário salvá-los dos gatos quando entravam em casa. Aí, sempre ganho e dou uns carinhosinhos... mas curto cada vez como se fosse a primeira!!! rsrs Bjssss

      Excluir
  2. Lindos pássaros. Parabéns pelo inspirador texto.

    ResponderExcluir