sábado, 31 de outubro de 2015

meu jardim em amarelo

Pessoal, tudo bem?

Feriado prolongando o findi, e mais tempo pra clicar as cores do jardim.

São tantas que vira uma mistura de espécies e tons, mas o amarelo ganha disparado por hoje!!! Confira...

Beijos e que Deus proteja e guie a todos!!!


















quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Anthurium

Oi, pessoal.
Vamos prosear sobre uma de minhas paixões ?
Antúrios são originários das florestas tropicais  úmidas das Américas do Sul e Central.
Adaptam-se bem nos ambientes internos, mas também gostam de ser plantados ao ar livre. Em vasos ou no solo, precisam de umidade e meia sombra, pois queimam-se quando expostos ao sol pleno.
Para mantê-los bonitos, descobri que é preciso replantar todo ano em agosto. Eles crescem e se jogam para fora da terra, deixando raízes aéreas expostas, que privam as plantas do  contato com os nutrientes. Depois de retirar folhas velhas, e raizes excedentes, mergulho o caule  dentro do vaso e aproximo a terra. Às vezes, é preciso cortar o caule que se torna fraco e delgado demais. Depois de adubá-los, com fertilizantes pra folhagem e flores, é só esperar pelas flores. Variedade em cores, tamanhos e formas é o que nao falta...
Para limpeza e brilho de folhas e flores, uso um pano embebido em café amargo com um pouquinho de óleo mineral. Fica um espetáculo...










Fiquem com Deus. Até o próximo post!!!
Beijos.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Hemerocallis

Olá,  pessoal . A planta da vez está linda pelas praças e jardins. O Hemerocallis, cujo nome se origina do grego e significa beleza e dia, nao é exatamente um lírio verdadeiro.
Bonito, fácil de cuidar, com floração abundante e renovada a cada dia, adapta-se no sol pleno e gosta de água em quantidade razoável. 


Originário do Japão, China e Coreia



A primeira imagem é de uma planta do meu jardim. As demais fiz na praça de São Lourenço da Serra, São Paulo.
Ótimo fim de semana a todos.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Aprender com as plantas

Olá, pessoal!!!

Ontem, foi dia do professor...e muitas sensações afloraram dentro de mim.
As lembranças dos muitos anos de carreira, o momento de mudanças na Educação do estado de São Paulo (capítulo triste!) e todo o carinho demonstrado por alunos, ex-alunos e colegas...provocaram um mix de emoções!!!
Fiquei pensando que todos aprendemos com tudo e com todos. A vida é a escola das escolas o tempo inteiro, basta observar e interagir.
E o jardim onde entra nesta reflexão? Em tudo!!!
Lembrei da sabedoria inata da planta que se curva, estica e vira no fenômeno do Fototropismo (em busca da luz); de  como cada árvore desenvolve raízes suficientemente fortes e numerosas proporcionais à sua altura; da procura e obtenção de água, da soltura das folhas no inverno e da preparação dos frutos.
Olhei nossas laranjeiras, o limoeiro e os pés de mexirica aqui de casa e me surpreendi, fazendo as contas: da flor à colheita do fruto são  nove meses. É... uma laranja é trabalho de nove meses! Silencioso, caprichado  e perfeito labor vegetal. Sem contar que os frutos não se repetem, variam em cor, forma e sabor, isso dentro da mesma árvore!!!
É muita inspiração e equilíbrio...


Espero que todos tenham um abençoado final de semana, se possível, à sombra das árvores e ao sabor de deliciosos frutos!!!

Deus nos guarde.

Beijos
Pé de mexerica carioca

Flor do limão caipira


Limão caipira ou limão  rosa



Mexerica Ponkan



domingo, 4 de outubro de 2015

cochonilhas

Bom dia, pessoal!!!
Início de semana, comecinho de mês. Muita coisa pra pôr em ordem, não é mesmo?
As plantinhas também precisam de cuidados. Nesta época, as minhas costumam apresentar as cochonilhas, pequenas, mas destruidoras. Violetas, suculentas, alguns cactos e algumas folhagens são seus alvos preferidos. Faço receitas simples que ajudam a combatê-las.
Mistura1:
1 litro de água, 4 colheres(sopa) de álcool, 4 colheres(chá) de sulfato de cobre.
Um borrifador, ou a velha bomba de inseticida.
As plantas devem ficar na sombra enquanto a mistura estiver úmida. Depois que secar, talvez, no dia seguinte, a aparência é de que a planta está suja, empoeirada, com cor acinzentada. Mas é só ir jogando água que limpa.
Mistura 2:
1 litro de água, fumo de corda(ou folha de fumo verde), sabão de coco. Um pedacinho de aproximadamente 2 cm de sabão e de fumo
Ferver tudo e depois de frio borrifar.




Bom domingo a todos!!! Beijos